Fazer compotas caseiras é um dos maiores prazeres dos cozinheiros, não é mesmo?
Fazendo compotas em mansão podemos aproveitar aquelas frutas que tememos que estraguem, e também fazemos compotas e conservas saudáveis e naturais sem aditivos, ideais para pequenos-almoços saudáveis em família.
Outra vantagem é que na hora de fazer as nossas compotas caseiras podemos adaptá-las ao sabor de cada família: com pedaços de fruta ou sem, mais ou menos doces, ou a sua fruta preferida.
Embora inferior você veja muitas receitas de geléia caseira, agora explicamos as etapas básicas para fazer qualquer tipo de geléia.
Porquê fazer geléia caseira
Existem 2 métodos principais para fazer geléias:
Método 1

Pique a fruta e cubra com o açúcar. Deixe resfolgar por pelo menos 6 horas ou até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Colocamos em uma panela e cozinhamos por murado de 45 minutos ou até atingir o ponto desejado. Se quiser com uma textura mais fina pode triturar no liquidificador ou filtrar.
Método 2
Descasque e pique a fruta (pode aditar um pouco de chuva), e cozinhe em lume reles por 45 minutos a 1 hora ou até permanecer macio. Adicione o açúcar e dissolva, misturando muito. Depois levamos ao lume mais quente por 10 a 20 minutos até permanecer pronto, mexendo para não grudar.

Receitas caseiras de geléia de frutas
marmelada de laranja

A marmelada de laranja e a marmelada de frutas cítricas em universal são perfeitas para quem não gosta tanto de excesso de mel. Eu particularmente adoro, e sabor de deixar pedacinhos de pele porquê explicamos nessa receita:
Receitas de geléia caseira
Marmelada de Laranja Amarga
Se gosta de um toque um pouco amargo -eu pessoalmente adoro- aconselhamos que experimente esta receita de marmelada de laranja amarga de Sevilha, verá que se apaixona pelo seu sabor privado.
Receitas de geléia caseira
Geleia de figo

A compota de figo é muito apreciada quando chega a estação deste delicioso fruto, entre o final do verão e o início do outono. Por ser uma fruta delicada que estraga em pouco tempo, fazer geléia caseira é uma ótima opção.
Receitas de geléia caseira
Geleia de morango

Um verdadeiro clássico, o guloseima de morango granjeiro tem um sabor espetacular e é um dos doces caseiros em que mais se distingue dos industriais. Aproveite a estação dos morangos para fazer uma boa quantidade.
Receitas de geléia caseira
geléia de maçã

A geléia de maçã caseira é uma das mais simples porque a maçã contém pectina, que é um espessante proveniente, por isso requer menos tempo de decocção. Tem um sabor quebrável e pode aromatizá-lo com canela, uma verdadeira delícia.
Receitas de geléia caseira
geléia de pêra

Você já experimentou geleia de pêra? Existem frutas menos utilizadas para fazer compotas caseiras mas garantimos que vão surpreendê-lo e, tal porquê a compota de maçã, presta-se muito muito a combinações com especiarias porquê cravo, canela, gengibre ou noz-moscada.
Receitas de geléia caseira
Mermelada casera de mandarina

Otra mermelada de cítricos con su sabor mixto entre dulce y ácido, nosotros la hacemos con cardamomo y te aseguramos que la combinación en esta mermelada de mandarina es una auténtica explosivo.
Mermelada de mandarina y cardamomo
Recetas de mermeladas de verdura
Son sin duda menos conocidas, pero las mermeladas caseras de verduras también son estupendas y en privado son perfectas para preparar platos agridulces y acompañar quesos.
Mermelada de tomate

O tomate fica ótimo em geléia porque é agridoce ao mesmo tempo, uma combinação sempre vencedora. Fazer guloseima de tomate granjeiro é mais fácil do que você pensa, não perda esta receita.
Receitas de geléia caseira
guloseima de jerimum

A compota de jerimum é perfeita para aproveitar, por exemplo, alguma jerimum pouco saborosa ou muito fibrosa que tocou. Mas com uma guloseima e saborosa jerimum dá o seu melhor, e aconselhamos também que experimente a versão com laranja que encontrará nesta receita.
Receitas de geléia caseira
geléia de pimenta

Oriente guloseima de pimentão vermelho é principalmente indicado para escoltar pratos salgados porquê queijos, carnes e peixes. Experimente-o nos seus aperitivos combinando-o com queijos de sabor suave.
Receitas de geléia caseira
Dicas para fazer compotas caseiras
Devo aditar pectina para espessar a geléia?
A pectina é uma substância proveniente solúvel em chuva encontrada nas paredes celulares de frutas e vegetais e é comumente usada na fabricação de compotas e geléias para dar-lhes consistência.
Com pectina a compota engrossa mais rápido, mas se não quiser usar pode juntar uma maçã (é rica em pectina) para aligeirar um pouco o processo, ou zero e ter paciência e zelo na hora de cozinhar o atolamento por mais tempo.

Qual é a proporção correta de frutas e açúcar?
Na preparação de compotas e conservas, a acidez e o texto de açúcar garantem a segurança do resultado. A proporção entre fruta e açúcar deve ser de 1 para 1, e em nenhum caso deve ser subalterno a 700 g de açúcar por quilo de fruta.
Porquê sabemos quando a geléia está pronta?
Você pode saber se a geléia está pronta fazendo o teste do prato: coloque uma colher de geléia em um prato e verifique se ela gruda e não escorrega.
O que devo fazer se minha geléia caseira estiver muito grossa ou escorrendo?
Se estiver muito líquido, a solução é simplesmente continuar cozinhando. Se, por outro lado, ficou muito grosso, você pode aditar um pouco de chuva ou suco de limão e mexer muito.
Retém de compotas caseiras
Fazendo todo o processo de embalagem a vácuo conforme indicado inferior, a geléia caseira dura 12 meses.
embalagem de geléia
As compotas são embaladas de inesperado, ainda quentes, para gerar um vácuo no interno do frasco que as mantém inalteradas. Para isso, são utilizados potes de vidro com tampa hermética, porquê estes:
Os frascos devem estar perfeitamente limpos e, embora em princípio não precisem ser esterilizados, pois o açúcar e o ácido contidos na geléia atuam porquê conservantes, se forem armazenados por muito tempo, aconselhamos que você os esterilize seguindo o procedimento que explicamos a seguir.
Porquê a geleia estará muito quente na hora de embalar, é profíquo que os potes estejam mornos para evitar quebras. Se um frasco quebrar, mesmo que seja um pouco, deve ser jogado fora sem tentar aproveitar o teor, pois pequenos cristais podem permanecer.
Depois de ter os frascos muito limpos ou esterilizados e secos, enchem-se quase até ao topo e tapam-se imediatamente. Quando estão muito cobertos, viramos e deixamos esfriar completamente assim, com a lateral da tampa apoiada na mesa.
Quando os frascos estiverem frios, vire-os e verifique se as tampas estão ligeiramente afundadas, com formato côncavo, no núcleo, isso significa que o vácuo foi feito corretamente.
Porquê todas as conservas, devem ser armazenadas em sítio escuro, fresco e sedento.
Esterilização de frascos para compotas

Para esterilizar os frascos, os frascos destapados são colocados em um pote elevado onde cabem sem tocar e ficam completamente submersos. Um tecido dobrado é posto na segmento subalterno para que não colidam entre si durante o decocção. Cubra com chuva murado de quatro dedos supra e deixe ferver.
A partir deste momento, contam-se 10 minutos e juntam-se as tampas dos frascos ao tacho. Mais 10 minutos são contados e o lume é desligado. Quando conseguir retirá-los sem se queimar, retire-os da chuva e deixe-os secar virados para reles sobre panos limpos ou papel de cozinha. É importante não enchê-los até que estejam completamente secos.
Diferenças entre geléia e geléia
A principal diferença entre guloseima e geléia é a proporção de fruta e açúcar utilizada em seu preparo.
A geleia é feita cozinhando frutas inteiras ou fatiadas com açúcar e chuva, até a mistura espessar e formar uma consistência lisa. É utilizada uma quantidade de açúcar semelhante ou igual à quantidade de fruta utilizada.
Por outro lado, a compota é feita com frutas cortadas em pequenos pedaços e açúcar na proporção de 2:1 ou até 3:1 (açúcar:fruta). A mistura é cozida até que as frutas fiquem macias e a mistura tenha uma consistência mais espessa, embora ainda possa ter alguns pedaços de fruta.
Resumindo, a compota é mais lisa e com textura uniforme, enquanto a compota é mais espessa e contém pedaços de fruta. Ou por outra, a geléia tende a ser mais guloseima devido à maior quantidade de açúcar utilizada em seu preparo.
Algunos enlaces aquí publicados son de afiliados. No obstante los artículos recomendados responden a una decisión de criterio del equipo de Pequerecetas, no existiendo ningún incentivo por segmento de las marcas.