A plataforma online Musement criou um ranking dos parques nacionais mais populares da Itália, com base no número de avaliações recebidas no Google. Entre os dez melhores lugares italianos magníficos para visitar de uma ponta à outra da bota. Em primeiro lugar no ranking está o parque vernáculo de Cinque Terre. Com 3.860 hectares, é o menor parque vernáculo do país, mas também o mais densamente povoado. As cinco aldeias românticas empoleiradas nas falésias (Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare) são famosas em todo o mundo. Hoje, uma vasta rede de trilhos pedestres, que se estende por 120 km, permite explorar a zona e deslocar-se de uma localidade para outra a pé.
Parques da Itália
Parque Pátrio do Vesúvio, 30.308 avaliações. Localizado a poucos quilômetros de Nápoles, foi criado em 1995 com o objetivo de proteger o Vesúvio e seus periferia. De grande interesse histórico, geológico e naturalístico, o parque preserva tradições seculares, que o tornam um lugar verdadeiramente único. Ou por outra, graças às suas paisagens deslumbrantes, é um paraíso para os amantes do trekking.
Parque Pátrio Gargano, 19.177 avaliações. Com os seus 121.118 hectares é uma das maiores áreas protegidas do nosso país e possui uma enorme inconstância de habitats e paisagens. De altas falésias com cavernas e arcos naturais, a enseadas de areia fina, do silvedo mediterrâneo à densa vegetação da floresta da Úmbria. O quadro se completa com as pitorescas aldeias brancas que preservaram sua estrutura histórica, uma vez que Vieste e Peschici, e as quatro ilhas Tremiti, famosas pela qualidade de suas águas e pela riqueza da vida subaquática.
Parque Pátrio de Cilento, Vallo di Diano e Alburni, 18.220 avaliações. Graças aos sítios arqueológicos de Paestum e Velia e da Certosa di Padula, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1998. A espaço protegida, que se estende por 80 municípios da província de Salerno, abriga um rico patrimônio cultural, paisagístico e ambiental . Caracterizado por lugares sugestivos uma vez que o Valle delle Orchidee, Monte Cervati ou as cachoeiras de Capelli di Venere, aldeias medievais uma vez que Castellabate e Camerota, importantes sítios arqueológicos e inúmeras trilhas de trekking e mountain bike.

oásis naturalistas
Gran Sasso e Parque Pátrio Monti della Laga, 15.494 avaliações. A maior secção da suplente oriundo está localizada nas províncias de L’Aquila, Pescara e Teramo, em Abruzzo, estendendo-se em menor graduação também no Lácio e nas Marcas. Cá está o Gran Sasso d’Italia, que com seus 2.912 metros é a serra mais subida dos Apeninos. Entre suas belezas estão o lago Campotosto, a cascata Morricana e a fabulosa Rocca Calascio.
Parque Pátrio de Abruzzo, Lazio e Molise, 12.449 comentários. Abrange mais de 50.000 hectares nas províncias de L’Aquila, Frosinone e Isernia. Está localizado no coração dos Apeninos centrais e um de seus habitantes mais famosos, além de símbolo, é o urso pardo marsicano. Embora possa ser visitado em qualquer estação do ano, a primavera e o início do verão, quando a natureza está no seu melhor, são o momento perfeito para uma marcha no parque. Cá existem muro de 150 roteiros de ecoturismo, numa extensão totalidade de mais de 250 km.
Parque Pátrio Pollino, 12.098 avaliações. Com 200.000 hectares, é o maior parque vernáculo da Itália e desde 2015 faz secção da Rede Mundial de Geoparques da Unesco. Um de seus símbolos mais reconhecíveis é o pinheiro loricato, uma árvore com enorme capacidade de sobrevivência em habitats hostis, supra dos 1.000 metros de altitude. Nascente lugar oriundo fabuloso, com suas cristas Dolomitas, florestas luxuriantes e desfiladeiros vertiginosos, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de esportes ao ar livre. De facto, cá podem praticar-se as mais diversas actividades, entre as quais caminhadas, escaladas, rafting e canyoning.

Entre parques, caminhos e aldeias antigas
Parque Pátrio Stelvio, 11.382 avaliações. O parque de subida serra está localizado no coração dos Alpes Centrais, entre Lombardia, Trentino e Tá Adige, supra de 2.000 metros por mais da metade da espaço protegida. Os 1.500 km de trilhas permitem explorar sua paisagem extraordinária, pontilhada de geleiras, lagos glaciais, cachoeiras, áreas arborizadas, picos escarpados e pastagens verdejantes, além de esplêndidas aldeias panorâmicas. Para os amantes do ciclismo e do motociclismo, o Stelvio Pass é a estrada montanhosa mais subida da Itália, com 48 curvas fechadas.
Parque Pátrio Monti Sibillini, 11.194 avaliações. Espalha-se por um território predominantemente montanhoso, onde predomina a paisagem do maciço calcário da enxovia dos Apeninos, com numerosos picos que ultrapassam os 2.000 metros de profundeza. Para aqueles que desejam explorar a espaço ao supremo, “O Grande Argola do Sibillini” é uma trilha de marcha de muro de 124 km que cobre toda a serrania. Entre as atrações do parque, não deixe de visitar os floridos campos de lentilhas de Castelluccio di Norcia, uma explosão de cores que costuma atingir seu auge entre o final de junho e o início de julho.
Parque Pátrio Gran Paradiso, 9.093 avaliações. O primeiro parque vernáculo na Itália, conclui o ranking Musement com um floreio. Esta espaço protegida se estende entre Valle d’Aosta e Piemonte. Ao subir as encostas, as árvores dão lugar a pastagens alpinas e, nas zonas mais altas, as rochas e os glaciares tornam-se os protagonistas. Para os amantes do trekking existe uma vasta rede de percursos pedestres que se estende por mais de 500 km, atravessando os cinco vales da espaço protegida. A rede inclui excursões curtas e de vários dias, que podem ser feitas em etapas.
(Manancial Sucursal Ansa)