
Está volume que trazemos hoje, além de muito fácil, é uma volume selvagem: a mesma pode ser usada para fazer uns pãezinhos para o lanche das crianças, ou uma linda baguete para uma repasto peculiar, alguns pãezinhos grávidos ou um mesa de pizza para o jantar.
Seu preparo não poderia ser mais simples: misture os ingredientes com uma colher de pau e pronto. E dura na sublimidade duas semanas no frigorífico, o que nos permite ter sempre à mão a volume pronta a cozer. Você não está tentado a testar?
Outrossim, não se esqueça que o frigideira É muito importante na sustento das crianças, pois constitui uma manadeira saudável cereais e robustez. E melhor ainda se for feito em morada! Você não acha?
Não perda a preparação, porque damos algumas dicas para obter um pão duro de um jeito fácil.
Tamanho de pão multiuso muito fácil
Ingredientes
- 700g de farinha
- 450 g de chuva morna
- 10 g de levedo de padeiro sedento (ou 20 g de levedo fresco)
- 10g de sal
Uma vez que fazer volume de pão caseira
- Dilua muito o levedo na chuva morna.
- Em uma tigela ou tupperware muito grande, coloque a farinha e o sal, e acrescente a chuva com o levedo. Mexa muito com uma colher de pau até que todos os ingredientes estejam muito integrados.
- Cubra com filme plástico e deixe crescer por pelo menos duas horas. Zero acontece se você passar mais horas ou mesmo a noite toda.
- Guarde a volume no frigorífico até ao momento de usar, sempre tapada com película aderente.

Uma vez que usar volume de pão granjeiro
- Tiramos a volume do frigorífico, polvilhamos com farinha, pegamos a volume que queremos e, sobre uma superfície muito polvilhada com farinha, moldamos ao nosso palato (pãezinhos, baguetes, pizza…).
- Deixe crescer por 40 minutos e asse.
Dicas para assar e resfriar o pão
- Para cozer pão, é mais do que recomendável que haja vapor no forno. Para isso, quando pré-aquecemos o forno, colocamos uma panela de barro com chuva, para que quando formos colocar o pão, a chuva já esteja fervendo e criando vapor. Mas o pão só precisa de vapor nos primeiros minutos, portanto, depois de cinco ou dez minutos, retiramos a panela.
- Se você tem uma pedra para assar pão ou pizza, use-a! Deve estar muito quente quando colocamos o pão, com a ajuda de uma pá. Isso também o tornará muito mais crocante. Se não tiver, pode usar um tabuleiro virado ao contrário uma vez que pedra e outro uma vez que pá para transferir facilmente o pão para o tabuleiro quente dentro do forno.
- Para que o pão fique estaladiço é necessário primeiro cozê-lo durante cinco ou dez minutos a uma temperatura muito subida (200-220º) e depois minguar a temperatura (170-180º) durante o resto do tempo até que o pão esteja muito dourar.
- É muito importante deixar o pão resfriar sobre uma grelha, para que a humidade do pão ao resfriar possa evadir. Caso contrário, o crocante desaparecerá gradualmente.
Para melhorar o sabor da próxima fornada de volume de pão
Economize sempre um pouco fermento do lote anterior para adicioná-lo ao novo lote de volume que você faz. Isso vai melhorar seu sabor.
Leia também
receitas de pão granjeiro
se você gosta de fazer pão caseiro Na Pequerecetas temos muitas receitas que você vai gostar porque explicamos passo a passo. Prova pães tradicionais uma vez que ele pão de aldeiaele pão de cristalele pão de centeio ou o pão de espelta. Ou ouse com um pão rebuçado uma vez que pão brioche. E se o seu negócio é facilitar as coisas, o pão milagroso em pirex é perfeito para você.
Pão granjeiro